HISTÓRICO

O ciclismo em Santo Ângelo e região têm crescido muito nos últimos anos. Muitos começaram a pedalar por convite de amigos, recomendação médica, ou influência de outros ciclistas que participaram de desafios e competições entre tantos outros motivos.

Uma modalidade que tem inspirado muitos ciclistas são os desafios de longa distância, denominados de Audax. Alguns ciclistas começaram a fazer  BRM  200Km  e 300 Km o que motivou outros ciclistas a também se desafiarem e vencerem seus limites.

Entre os ciclistas de Santo Ângelo, alguns tiveram a audácia e a graça de completar a série toda (200km, 300km, 400km e 600km) o que proporcionou atender o anseio dos ciclistas da região, em fundar um clube para promoção dos eventos. Assim,  Santo Ângelo tem seu primeiro Clube de audax fundado em 2016 recebendo a denominação “ Audax Randoneurs Ciclo Missões” ACP Code 980058.

SANTO ÂNGELO

Santo Ângelo é um município brasileiro localizado no estado do Rio Grande do Sul. Pertence à mesorregião do Noroeste Rio-Grandense e à microrregião de Santo Ângelo. É o maior município da região das Missões, com 78.908 habitantes.

A “Capital das Missões”, como é chamado, destaca-se como um centro de serviços públicos, por sediar vários órgãos das esferas estadual e federal. Terra com história riquíssima e belezas naturais e arquitetônicas, Santo Ângelo desponta novamente como um dos polos do Noroeste do Rio Grande do Sul, mostrando sua beleza e potencial.

Santo Ângelo faz parte dos chamados Sete Povos das Missões e suas origens remontam ao período espanhol, sendo parte dos povoados criados nos séculos XVII e XVIII por padres jesuítas espanhóis nos atuais territórios do Brasil, Argentina e Paraguai.

A redução de Santo Ângelo Custódio (ou Sant’Angel Custódio) foi fundada em 1706 pelo padre belga Diogo de Haze, da Companhia de Jesus. Acredita-se que primeiramente a redução foi instalada nas proximidades da forqueta dos rios Ijuí e Ijuizinho. Em 1707, teria sido transferida para o atual centro histórico da cidade.

A redução de Santo Ângelo Custódio foi consagrada ao Anjo Custódio das Missões, o protetor de todos os povos missioneiros, portanto era chamada também de Sant’Angel de la Guardia, como consta em alguns documentos espanhóis da época. Obteve grande desenvolvimento econômico e cultural, beirando os 8 mil habitantes no seu apogeu.

Destruída a partir de 1756 com a chamada Guerra Guaranítica, a região ficou abandonada por quase cem anos. Por volta de 1830 começaram a ser distribuídas sesmarias para paulistas, iniciando-se assim um repovoamento da região. Emancipada de Cruz Alta em 22 de março de 1873, Santo Ângelo possuía um vasto território, ultrapassando os 10 mil km² de área.

No final do século XIX grandes levas de imigrantes chegaram à Santo Ângelo. Alemães, italianos, poloneses, russos, holandeses, letãos, entre outros grupos vindos da Europa. Foi ponto de partida da Coluna Prestes, movimento que atravessou o país lutando por melhores condições sociais.

Durante o século XX, especialmente no período entre os anos de 1930 a 1979, a cidade apresentou enorme desenvolvimento econômico e industrial, vindo a possuir mais de 90 mil habitantes. Nos anos 80, diversas emancipações ocorreram, retalhando o território de Santo Ângelo e reduzindo-o a menos de 10% do território original. Além das emancipações uma quebra geral nas indústrias locais provocou uma grande emigração.

No final da década de 1990 a cidade começa um processo de ‘ressurreição’. A população que chegou a 90.000 habitantes voltou a aumentar, devido à reabertura de indústrias e à atração de novos investimentos.

Santo Ângelo situa-se na encosta ocidental do Planalto Médio Rio-Grandense, na Mesorregião do Noroeste Rio-Grandense, zona fisiográfica das Missões. Está localizada na bacia do rio Ijuí e, na interseção das coordenadas, 28°17’56” de latitude Sul e 54°15’46” de longitude Oeste, do meridiano de Greenwich. Está distante 459 km da capital gaúcha, Porto Alegre.

Limita-se ao Norte, com Giruá; ao Sul, com Entre-Ijuís e Vitória das Missões; a Leste e Nordeste, Catuípe; a Oeste, com Guarani das Missões; e a Noroeste, com Sete de Setembro.

O município de Santo Ângelo é o quarto mais populoso do Noroeste Rio-Grandense e o 27º mais populoso do Rio Grande do Sul. Segundo o IBGE, em julho de 2006, a população estimada de Santo Ângelo era de 80.117 habitantes. Em 2007, porém, a estimativa da população era de 73.800 habitantes. Em 2010, voltou a registrar aumento, com 76.304 habitantes, conforme dados do censo do IBGE.

Fonte de pesquisa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_%C3%82ngelo. Acesso em 01.10.16

Categorias

 

Sobre A ACM

 

A Associação Ciclo Missões é um grupo independente de ciclistas, que atua em Santo Ângelo desde 2009, tendo sido conquistada a personalidade jurídica em 2015.

Contato

 

    Fone: +55 (55) 99966-7798
    E-mail: contato@ciclomissoes.com.br
    Endereço:   R. Mal. Floriano Peixoto, 1212, Santo Ângelo – RS